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quinta-feira, 21 de março de 2013

Dicas para Preservar a Saúde no Outono

O outono é uma estação marcada pelas chuvas no fim de março e a temperatura cada vez mais baixa até a chegada do inverno – que é quando começamos a nos preocupar com doenças como gripe, asma e outras complicações comuns da baixa temperatura. No entanto, existem diversos hábitos que podem ter início nessa estação e garantem proteção contra doenças até o fim do inverno. Confira as dicas e comece a fortalecer sua imunidade desde já:





  • Vacina contra gripe


A vacina da gripe precisa de um tempo para estimular o sistema imunológico e conseguir proteger o organismo contra o vírus da gripe. Como o inverno é a época em que a disseminação da doença é maior, é preciso tomar a vacina no outono para que o organismo tenha tempo de se imunizar completamente. Por isso, as campanhas de vacinação costumam acontecer nos meses de maio e abril.
  • Umidificar o ar

 O outono é marcado por oscilações da temperatura, principalmente da umidade do ar. Quando o ar fica mais seco, a concentração de poluentes na atmosfera aumenta, o que combinado com as baixas temperaturas pode aumentar o risco de doenças respiratórias. Crianças e idosos, que têm o aparelho respiratório mais sensível e reagem mais lentamente às mudanças no clima, sofrem mais e acabam indo parar nos prontos-socorros. Uma solução para contornar os problemas do ar seco são os aparelhos umidificadores e os métodos caseiros que ajudam a deixar o ar menos carregado, como espalhar bacias de água pela casa ou pendurar uma toalha no quarto. Cultivar plantas pela casa também é uma maneira natural de umedecer o ambiente, porque parte da água acumulada nos pratos e na terra evapora.
  • Evite mudanças bruscas de temperatura

Quando saímos de um lugar quente para outro que esteja muito frio, como da nossa casa para a rua, a baixa súbita na temperatura pode desencadear uma reação na mucosa do nariz. Essa reação irá estimular os receptores de temperatura no cérebro e pode acarretar na liberação de substâncias alergênicas, como a histamina, que pode provocar espirros, hipersecreção mucosa e prurido nasal.
  • Passe longe de aglomerações

Uma das principais causas de doenças virais no inverno é a convivência com um grande número de pessoas em lugares pequenos, como academias, salas de aula ou ônibus. Evitando as aglomerações, você diminui as chances de inalar micro-organismos indesejados, principalmente se estiver com a imunidade baixa. O contato com um número grande de micro-organismos exigirá uma resposta imunológica maior, que pode ser insuficiente para impedir os organismos de nos infectarem. Sempre que estiver em um ambiente super lotado lembre-se de abrir as janelas do lugar para promover a circulação do ar e sempre lavar as mãos após deixar o local para reduzir as chances de contaminação.
  • Lave o nariz todos os dias

O hábito traz tantas vantagens à saúde que deveria ser uma regra tão comum quanto escovar os dentes todos os dias – porém, no outono e inverno essa atenção deve ser redobrada. Lavar o nariz com soro fisiológico ajuda a limpá-lo de impurezas e secreções, bem como a diminuir crises de asma, bronquite e outras alergias, prevenir amidalite, faringite e otite e aliviar dores de cabeça. O ideal é utilizar o soro comprado pronto na farmácia com a ajuda de um aplicador (parecido com um conta-gotas. Você também pode fazer uma mistura caseira em casos de emergência: um litro de água que tenha sido fervida com, aproximadamente, uma colher de chá de sal.
  • Higienize as roupas de cama, mesa e banho

Os cuidados para reforçar sua imunidade e proteger a sua saúde devem começar dentro de casa. Ácaros, fungos, poeira, bactérias e outros micro-organismos ganham força quando a limpeza do ambiente doméstico não é adequada, podendo tornar-se desencadeadores para o aparecimento de alergias. Dentro de casa existem utensílios que podem ser considerados o habitat ideal para o acúmulo de micro-organismos, que afetam a nossa saúde, como toalhas de mesa e banho, lençóis e cortinas. Por isso, evite guardar roupas molhadas, troque os lençóis e toalhas de mesa e banho pelo menos uma vez por semana e evite deixá-los expostos o dia inteiro. Quanto maior o tempo desde a última higienização, maior a quantidade de partículas alojadas no local. A toalha de rosto é um meio de alta transmissão desses micro-organismos, justamente por ser usada por várias pessoas. Troque diariamente ou sempre que estiver muito molhada, e prefira enxugar o rosto em sua própria toalha de banho.
  • Não esqueça os velhos hábitos

Com a chegada do frio nós deixamos de adotar uma série de atitudes que são muito mais fáceis no verão, mas que são essenciais para manter nossa imunidade em dia. Beber menos água, não comer salada, abusar das sopas instantâneas, tomar banhos muito quentes e ter preguiça de limpar a casa são deslizes que não podem ser cometidos nas estações frias. O ideal é insistir nesses hábitos durante o outono, enquanto o frio ainda não se instalou completamente, e se acostumar com essas atividades durante o inverno.
caiuaonline.com.br






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