Pages

Ads 468x60px

.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

O exemplo de Isaque


Podemos afirmar que dentre os patriarcas do povo israelense, Isaque foi o mais fiel a Deus em seu casamento, pois a narrativa bíblica mostra que ele tomou apenas uma esposa, Rebeca, e foi dedicado a ela durante toda a sua vida. Confira o texto a seguir:
“E Isaque saíra a orar no campo, à tarde; e levantou os seus olhos, e olhou, e eis que os camelos vinham.Rebeca também levantou seus olhos, e viu a Isaque, e desceu do camelo. E disse ao servo: Quem é aquele homem que vem pelo campo ao nosso encontro? E o servo disse: Este é meu senhor. Então tomou ela o véu e cobriu-se.

E o servo contou a Isaque todas as coisas que fizera. E Isaque trouxe-a para a tenda de sua mãe Sara, e tomou a Rebeca, e foi-lhe por mulher, e amou-a. Assim Isaque foi consolado depois da morte de sua mãe.” (Gênesis 24:63-67)

SEGUINDO A VONTADE DE DEUS
No contexto em que vivia Isaque a promiscuidade era algo comum entre os povos pagãos (lembrar da história de Sodoma e Gomorra), porém contrário aos jovens de seu tempo Isaque permaneceu íntegro, conforme o ensino de seu pai Abraão. Isaque orou e esperou o tempo de Deus, no seu casamento, para ter seu relacionamento íntimo (Gn 24:67)
O interessante também é que Isaque poderia muito bem ter se casado com alguma mulher cananéia de onde habitava, porém ele esperou uma esposa que cresse no seu Deus. Bem diferente dos evangélicos de hoje que namoram com descrentes e não vem problema nenhum nisso.
Ele respeitou a vontade de seu pai ao receber a mulher que Abraão havia buscado para ele, pois sabia que o patriarca desejava o seu bem. Hoje em dia perdeu-se muito isso, os jovens escolhem seus namorados sem consultar a opinião de seus pais, no entanto eles sempre opinarão a favor de alguém que façam seus filhos felizes.

RESOLVENDO CONFLITOS
Precisamos ressaltar que o casamento de Isaque e Rebeca tinha os seus problemas, pois a Bíblia mostra que às vezes Rebeca agia independente de seu esposo (Gn 27:5) e algumas vezes Isaque não era tão firme em suas convicções (Gn 26:7).
Porém, Isaque considerava Rebeca um presente de Deus e com a ajuda de Dele todos os problemas eram solucionados e assim conseguiam conduzir bem seu casamento.

HOMENS, SEJAM HOMENS!
Isso nos faz pensar na forma como a mulher é tratada hoje. A sociedade moderna trata as mulheres apenas como um objeto, onde se observa apenas o físico e nada mais. A cada dia vemos mulheres mais independentes (não que isso seja um erro em si), porém noto que essa independência é resultado da falta de homens de verdade que amem, cuidem e respeitem suas mulheres da forma como o Senhor deseja.
Percebo que o sucesso profissional e financeiro das mulheres também é carregado de uma grande frustração pessoal quanto a família. As mulheres naturalmente gostam de acompanhar e se dedicar aos outros, principalmente ao marido e filhos. Quando falta isso o coração da mulher sente um vázio enorme.
Com certeza boa parte dos problemas de nossa sociedade seriam resolvidos se tivéssemos homens como Isaque, que tratassem suas esposas como presente de Deus.

Pense nisso:  
Você deve esperar a vontade do Senhor para o seu relacionamento e quando isso acontecer deve-se tratar com muito carinho a pessoa que está ao seu lado, por ela ser um presente de Deus para você.

fonte:BibliaCenter 

0 comentários:

Postar um comentário