Pages

Ads 468x60px

.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

SAÚDE FEMININA


Você já deve saber que entre os ingredientes para uma vida saudável estão os exercícios físicos e a alimentação equilibrada. Mas essa receita possui ainda outro item importante: visitas regulares ao consultório médico. E já que a dica vale para qualquer idade, saiba como se cuidar em todas as fases da vida.

 Aos 20 anos

Nessa faixa etária, a indicação é o exame papanicolau, feito a partir de células recolhidas do útero, que deve ser realizado todo ano. Além dele, a análise clínica das mamas é importante, e os dois exames são suficientes desde que não haja nenhuma queixa.

Aos 30 anos

Exames de ultrassom do útero e dos ovários são recomendados. Para mulheres com histórico familiar de câncer de mama ou de útero, a mamografia e o ultrassom devem ser feitos anualmente. Se existir histórico de colesterol alto, é preciso fazer exames de sangue. Assim, o médico pode recomendar mudanças na dieta ou atividade física para retardar o processo de possíveis doenças cardíacas.

Aos 40 anos

Como as mudanças hormonais são importantes, a partir dos 40 anos a mamografia anual se torna obrigatória e o papanicolau também. Isso porque nessa fase há maior incidência de câncer de colo do útero e do endométrio. O ideal é fazer ultrassom do útero e do ovário também. Quando a idade se aproximar dos 50 anos, inicia-se a prevenção da osteoporose por meio do exame de densitometria óssea. Se há risco ou tendência para a doença, o teste deve ser realizado anualmente. Caso contrário, a cada quatro anos.

Aos 50 anos

Além de todos os exames já citados, é indicado um checkup geral uma vez por ano. Indica-se, ainda, exame de glicemia para detectar tendência a diabetes e exame de sangue específico para analisar a taxa do hormônio da tireoide.

0 comentários:

Postar um comentário

Juliana Crochê & Cia