Pages

Ads 468x60px

.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Tomate, castanhas, chocolate, azeite e linhaça ajudam a proteger o coração


Chocolate amargo, amendoim, azeite, vinho, abacate e alguns tipos de margarina podem, a princípio, parecer alimentos muito gordurosos, mas se consumidos com moderação são capazes de beneficiar o coração e até aumentar a longevidade.

Esses “cardioprotetores”, como são conhecidos, têm o poder de reduzir o mau colesterol (LDL), os triglicérides, a pressão arterial e o peso, além de evitar o endurecimento das artérias. Também contribuem para melhorar o colesterol bom (HDL) e controlar a circulação sanguínea, o que previne coágulos e derrames.

Para explicar o assunto, o Bem Estar recebeu o cardiologista Roberto Kalil e a nutricionista Renata Alves, do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, em São Paulo.

Cardápio para um coração saudável
Nutricionista Renata Alves dá dicas de alimentação e longevidade


TOMATE:

BENEFÍCIOS: Contém licopeno, composto antioxidante de tom vermelho (também presente na melancia, beterraba, goiaba e pimentão) que previne o endurecimento das artérias, melhora o colesterol bom (HDL) e estimula o sistema imunologico. Além disso, o fruto tem vitamina C, potássio, fibras  e betacaroteno, antioxidante que protege as células contra os radicais livres.
Como usar: Prefira assado ou em forma de molho.
Quantidades diárias: 1 unidade ou 1 colher de sopa de “purê”






CASTANHAS E AMENDOIM

Benefícios: Apresentam gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, que são fundamental para o funcionamento do organismo. Apesar de calóricos, tem ação antioxidante, diminuem o colesterol e evitam a formação de placas de gorduras no sangue.

Como usar: Não consuma o alimento com sal, acúcar ou frito. Uma porção diária de amendoim, nozes, amêndoas, castanha de caju do Para, avelã, macadâmia e afins também ajuda a diminuir a fome.
 Quantidade diária: 2 unidades de castanhas ou 1 colher de sopa de amendoim






CHOCOLATE AMARGO

Benefícios: Tem altos índices de flavonoides, antioxidantes que combatem os radicais livres e reduzem a pressão arterial e os riscos de doenças cardiovasculares. A maior concentração de cacau também aumenta os níveis de ácido oleico,gordura monoinsaturada que protege as artérias, eleva o bom colesterol (HDL) e diminui o ruim (LDL).
Como usar: Prefira sempre a versão amarga, que concentra até 75% de cacau, enquanto o chocolate ao leite em geral tem no máximo 25%
Quantidade diária: 40 gramas (tablete pequeno)






AZEITE E ÓLEOS VEGETAIS(SOJA, MILHO, CANOLA OU GIRASSOL)

Benefícios: Seus ácidos graxos monoinsaturados e antioxidantes ajudam a prevenir doenças cardíacas, reduzindo o colesterol ruim (LDL) e aumentando o bom(HDL). também tem efeito antioxidante no músculo cardíaco, evitando a formação de placas nas artérias e agindo como "escudo" contra doença.
Como usar: Consuma em temperatura ambiente para aproveitar melhor os nutrientes.
Quantidade diária: 2 colheres de sopa









LINHAÇA

Benefícios: É fonte de ômega 3, 6 e 9 e de gorduras poli-insaturadas, que são poderosos aliados contra problemas cardiovasculares, a obstrução das artérias e o mau colesterol (LDL). Os ácidos graxos desse alimento são antioxidantes, ou seja, cobatem os radicais livres causadores de várias doenças, o que reforça as defesas do corpo. A linhaça também é ótima fonte de fibra.
Como usar: A versão em farinha ou triturada é a melhor, pois o ômega 3 esta dentro da casca da semente, e o corpo humano não produz as enzimas necessárias para romper esta proteção espessa. Salmão, sardinha, atum e nozes também tem grandes concentração de ômega 3
Quantidade diária: 2 colheres de sopa



Outros alimentos e quantidades diárias

  • Alimentos integrais (pães, massas e cereais): 2 fatias ou 4 colheres de sopa de cereais.

  • Aveia: 3 colheres de sopa

  • Soja e derivados: 2 colheres de sopa do grão cozido ou 1 copo de leite de soja

  • Chá verde: 4 xícaras

  • Alho: 1 dente

  • Abacate: 2 colheres

  • Vinho tinto: 1 taça

  • Suco de uva integral: 1 a 2 copos

  • Margarina com fitoesteróis: 1 colher de sopa

  • Iogurte:1 copo

  • Sardinha, atum ou salmão: 1 posta ou filé por semana

fonte:G1.com

0 comentários:

Postar um comentário