Pages

Ads 468x60px

.

sábado, 25 de agosto de 2012

Respirar ar poluído provoca ataques cardíacos.

 Viver com saúde nas grandes cidades está cada vez mais difícil e não depende da nossa vontade. O risco de sofrermos um ataque cardíaco aumenta só por estarmos vivendo em ambiente poluído. O caderno Vida do jornal Zero Hora publicou a notícia de um estudo que comprovou que nossa saúde é afetada pelo ar contaminado por poluentes. O estudo diz que:

Respirar ar poluído provoca mais ataques cardíacos do que usar cocaína, segundo revisão de estudos publicada na revista médica Lancet. O trabalho, feito pela Hasselt University, da Bélgica, cruzou fatores de risco para infarto e a exposição da população a esses fatores.

Individualmente, a poluição aumenta apenas 2,9 vezes o risco de infarto, em comparação com a cocaína (23 vezes). Mas, como a população toda é exposta à poluição, e apenas uma fração pequena usa a droga (0,04%), a poluição desencadeia muito mais infartos do que a cocaína.

O estudo também coloca em patamares semelhantes os riscos da poluição e de outros fatores mais conhecidos, como esforço físico e consumo de álcool e café. Os gatilhos fazem a doença preexistente piorar ou se manifestar.

Segundo a pesquisa, a piora da qualidade do ar pode causar um infarto poucas horas depois da exposição em quem tem hipertensão ou problemas cardiovasculares.

Por isso os cuidados com a saúde tem que ser redobrados para quem vive em cidade grande que apresenta alto grau de poluição do ar. Até praticar esportes ao ar livre pode prejudicar mais do que ajudar.

1 comentários:

  1. Infelizmente viver em grandes cidades está cada vez mais complicado. Graças a Deus moro numa cidade pequena e ainda posso respirar bem.
    Vim conhecer este espaço e já estou seguindo, além de colocá-lo na minha lista de blogs.
    Venha conhecer meu cantinho. Seja bem -vinda.
    Isabel Ramalho

    http://mulhersemeadoradobem.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Juliana Crochê & Cia