Pages

Ads 468x60px

.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Você sabe administrar bem o seu tempo?



“Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, Remindo o tempo; porquanto os dias são maus” (Efé 5:15-16).
Há uma frase que dois especialistas em administração do tempo ouvem com muita freqüência: “Queria saber como administrar melhor o meu tempo.”
E há uma outra que raramente eles ouvem: “Queria saber como me administrar melhor.”
Estas duas frases são importantes, porém sabemos que para sabermos remir nosso tempo e administrá-lo melhor é necessário que, antes, eu aprenda a administrar a minha vida.
Algumas vezes, sentimos que o nosso dia não rendeu como gostaríamos. Ele simplesmente voou. Enquanto o dia dos outros parecem ter 40 horas, o nosso parece que só tem 20. Na verdade, nem o dia voou, e nem o tempo encolheu, o que nos faltou foi não saber colocar as prioridades na ordem certa, nem termos planejado o nosso dia.
O dia continua tendo 24 horas… cada hora tendo 60 minutos… cada dia tendo 1440 minutos… 168 horas em cada semana. Podemos, então concluir que as horas, os minutos e os segundos continuam os mesmos e, provavelmente, o problema deve ser mesmo conosco.
Posso, então, me fazer a seguinte pergunta:
“O que devo fazer para saber como me administrar melhor a fim de que eu possa administrar de maneira correta o meu tempo?”
Saber dirigir a vida sabiamente é a condição necessária que necessitamos para alcançar o nosso objetivo.
Quando aplicamos as verdades de Deus, contidas na Bíblia Sagrada, à nossa vida diária, então, adquirimos a sabedoria que vai nos fazer colocar as nossas prioridades na ordem certa. Ao fazer isto, notamos que o nosso tempo não encolheu mas dilatou.
Em seu estudo sobre o “Meu Tempo”, Elizabeth George, no seu livro “A Sabedoria de Deus na Vida da Mulher, nos apresenta algumas qualidades estranhas que o tempo tem:
“O tempo não pode ser comprado ou alugado.
O tempo não pode ser guardado – você não pode armazenar, congelar ou envasar o tempo.
O tempo não pode ser fabricado.
O tempo se expande antes do seu bebê chegar e se contrai após o parto.
O tempo é mais lento para seus filhos do que para você.
O tempo é mais lento para você do que para o seu dentista.
O tempo é mais lento para você quando estudante do que para os seus professores.
O tempo é mais lento para você na igreja do que para seu pastor.”
E ainda acrescento:
O tempo é mais lento para você na igreja, irmã, do que para mim quando estou transmitindo alguma mensagem que Deus colocou em meu coração.
Vemos, então, que o grande vilão não é o tempo mas sim a maneira como administramos a nossa vida.
Como Administrar a Minha Vida Cuidado, irmã, com o modo como você administra a sua vida, pois “a personalidade de uma pessoa é, inevitavelmente, moldada de acordo com a imagem de suas prioridades”.
Como, então, saber qual é a ordem das prioridades?
Sigamos a seguinte ordem e, com certeza, ela irá agradar ao nosso Deus e a nossa vida será administrada de modo que possamos “remir o tempo”.
1- Tempo com Deus;
2- Tempo com o marido;
3- Tempo com os filhos;
4- Tempo com a família e amigos;
5- Tempo consigo mesma;
6- Tempo para o inesperado;
7- Tempo para planejar;
8- Tempo para o trabalho.
1- Tempo com Deus Devemos dar a Deus o melhor tempo do nosso dia.
Ao abrir os olhos, bem cedinho – de preferência antes dos filhos e do marido se levantarem – devemos agradecer a Deus por mais um dia de vida que Ele nos dá. Devemos ler a Bíblia e ver o que Ele tem para nos ensinar. Devemos orar, derramar o nosso coração e sentir o perfume daqueles momentos de comunhão. Devemos dar a Deus o nosso melhor.
A Bíblia nos diz em Mateus 6:33 que devemos buscar “primeiro o reino de Deus, e a Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”Deus acrescentará à nossa vida sabedoria para administrá-la bem, sabedoria para saber remir o tempo e sabedoria para saber colocar as prioridades no lugar certo.
2- Tempo com o marido Depois de darmos este primeiro passo – colocando Deus em primeiro lugar em nossa vida -, devemos dar o segundo que é não só dedicarmos tempo a nosso marido mas priorizá-lo acima de tudo e de todos.
Uma passagem da Bíblia que sempre tocou e toca em meu coração é Provérbios 31:12 que diz: “Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida.” É esta mulher virtuosa que devemos querer ser – que ama o marido (tesouro que Deus nos deu), que quer ser sua amiga e ajudadora nos bons e maus momentos da vida.
Agindo assim, certamente, estou sabendo administrar a minha vida e sabendo remir o tempo.
3- Tempo com os filhos Até agora, aprendemos quais são as prioridades que devemos ter em nossa vida para agradar ao Senhor: Deus em primeiro lugar, depois nosso marido e, logo em seguida, nossos filhos.
Aproveitemos com sabedoria o tempo que Deus nos deu junto a nossos filhos, pois quando menos esperamos, o tempo já passou e nos encontramos naquela fase do “ninho vazio”, sem mais nenhum filho conosco.
Eu e meu esposo estamos nesta fase da nossa vida mas ainda cuidamos de cada filho em suas necessidades. E ainda agradecemos a Deus por ter acrescentado às nossas vidas dádivas tão preciosas – nossos sete netos. Existe presente melhor do que este?
Este é o terceiro passo que temos que dar para mostrar ao Senhor que estamos sabendo administrar a nossa vida com sabedoria e, com sabedoria, sabendo remir o tempo.
4- Tempo com a família e amigos Não devemos esquecer de orar ao nosso Deus, pedindo-Lhe sabedoria para este quarto passo que temos que dar – tempo com a família e amigos.
Dentro deste tempo que temos que dar à nossa família e amigos, temos também que saber priorizar quem vem primeiro. Podemos seguir a seguinte ordem:
* Primeiro nossos pais;
* Segundo nossos irmãos;
* Terceiro nossos amigos.
Temos que ter muito cuidado para não acharmos que nossos amigos são mais importantes que, por exemplo, nossos pais, nem mais importantes que nossos irmãos.
Temos que, com sabedoria, saber priorizar os que, realmente, devem receber parte do nosso tempo – com atenção, cuidado, amor, camaradagem… e explanação da Palavra de Deus.
5- Tempo consigo mesma “Se quiser ter influência sobre os outros, planeje um tempo para você mesma.”
Duas áreas da nossa vida que temos que cuidar com sabedoria:
a) Vida material; b) Vida espiritual.
a- Vida material A Bíblia nos diz que somos o templo do Espírito Santo:
“Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1Co 3:16)
“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1Co 6:19)
Se somos o templo do Espírito Santo de Deus, então, temos que cuidar do nosso corpo fazendo, diariamente, caminhada, natação ou exercícios; tomando os medicamentos necessários à nossa saúde…
b- Vida espiritual Do mesmo modo que o exercício físico é importante para não termos o nosso corpo atrofiado e anêmico, o exercício espiritual, também é importante para não termos a nossa vida espiritual anêmica e fraca.
Crescer espiritualmente agrada a Deus, pois a Sua Palavra nos diz em 2Pe 3:18 o seguinte: “Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo.”
Que instrumentos podemos usar para crescermos espiritualmente?
* Leia, diariamente a Palavra de Deus e se deleite naquilo que o Senhor está falando ao seu coração.
* Separe o versículo que mais lhe tocou e procure copiá-lo, decorá-lo, estudá-lo… coloque na porta da geladeira, no espelho do banheiro… comente com seu marido, com uma irmã… compartilhe as bênçãos…
* Leia livros realmente bíblicos, de autores fundamentalistas, que zelam pela Palavra e que a façam crescer em sabedoria.
* Obedeça a Deus e você estará crescendo e agradando-O.
Chegamos, então, à conclusão que devemos também dar mais este passo, colocando-o como sendo a quinta prioridade em nossa vida.
Fazendo assim, estamos crescendo em sabedoria e, conseqüentemente, aprendendo a administrar a nossa vida e aprendendo, também a remir o tempo.
6- Tempo para o inesperado Quando tudo está caminhando como planejamos, todas as nossas prioridades vão se encaixando e a nossa vida e tempo são administrados sabiamente. Mas quando aparece o inesperado (um telefonema de algum irmão pedindo para orarmos por algum problema; uma visita inesperada…), então, muitas vezes, nos desesperamos porque, agora, sabemos que é impossível cumprir o planejado. Muitas vezes, este inesperado é algo que Deus coloca em nosso caminho e, por isso, não devemos nos desesperar mas dar graças a Deus, pois a Bíblia nos diz que:”Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para conosco” (1Te 5:18).
Vejamos o inesperado como uma oportunidade que Deus está nos dando para servir a outras pessoas.
Se conseguirmos encarar os fatos deste modo, então, conseguiremos dar mais um passo e conseguiremos ser sábias, sabendo administrar nossa vida e sabendo remir o tempo.
7- Tempo para planejar Não existe nada melhor do que planejarmos o nosso dia a dia; planejarmos o que podemos fazer semanalmente, mensalmente e, até mesmo, anualmente. Mas, para que tudo caminhe de acordo com o plano de Deus para a nossa vida, coloquemos nas mãos do Senhor toda a nossa vida e tudo e todos que nos cercam.
Coloquemos os nossos joelhos no chão e oremos ao Senhor, pedindo-Lhe sabedoria e orientação para que possamos planejar toda a nossa vida à maneira dEle.
Com nossa vida toda planejada, com certeza, teremos tempo para colocar as prioridades em seus devidos lugares: Deus, marido, filhos, família e amigos, eu mesma e o inesperado. É aí que notaremos que a nossa vida está sendo sabiamente administrada e que estamos remindo o tempo do jeito que Deus quer.
8- Tempo para o trabalho Este é o último passo que temos que dar – tempo para o trabalho.
Existem dois tipos de trabalho que temos que ter tempo:
a) Trabalho no lar, onde você é esposa, mãe, motorista, professora, médica, dentista, orientadora sentimental, emplacadora de carros, costureira, jardineira, cabeleireira…
b) Trabalho fora de casa, onde você tem que enfrentar, muitas vezes, 6 ou 8 horas trabalhando para outras pessoas.
Deus é o único que nos pode dar sabedoria para sabermos administrar bem e corretamente as outras 16 horas que nos restam.
Irmãs, peçamos a Deus sabedoria para sabermos:
I) Ser mais eficientes como a mulher virtuosa de Provérbios (31:10-31) que fazia bem as coisas certas.
II) Aprender a eliminar o que não é importante.
“… se estamos realmente levando a sério a melhor administração do nosso tempo e da nossa vida, as coisas secundárias devem ser eliminadas.”
Consultemos ao Senhor! Leiamos a Sua Palavra e, então, descobriremos como nos tornar mulheres sábias e nosso tempo, nossa vida, nossas prioridades e nossos objetivos estarão enquadrados nos planos de Deus para cada uma de nós.

0 comentários:

Postar um comentário

Juliana Crochê & Cia